Consumidor do R. G. do Sul contatou a equipe SOLAR CONSULTORIA, sobre acusação e cobrança de desvio de energia dentro da caixa de medição coletiva.
Foi tirado fotos do desvio, e cobrado diferenças do consumidor, que diante das fotos, entendia que nada podia ser feito, pois não acreditada na possibilidade de cancelamento da acusação.
Após aceitada condição da prestação da consultoria, foi verificado vários aspectos, sobretudo, as provas colacionadas nas imagens contidas nas fotos.
Note-se que o consumidor, que é leigo, assim como a infinita parte dos consumidores, jamais perceberiam o erro por trás das imagens, e certamente dariam como certo a existência da irregularidade, com o pagamento de uma diferença de consumo que jamais existiu, colaborando com o enriquecimento sem causa da distribuidora de energia.
É que no caso em tela, de fato havia o desvio, porém, a ligação do fio (verde) não esta ligado à subida dos fios que liga o medidor, tampouco vai no eletroduto com a carga (fios de subida) à caixa de proteção, no apartamento.
Isto porque a derivação estava ligado na "prumada" que interliga todos os medidores, e não ao apartamento do consumidor.
Diante da sustentação técnica que foi apresentada, coube a distribuidora RGE reconhecer a falha de seus colaboradores, e CANCELAR a cobrança imposta, mesmo diante do gato de luz encontrado.
OBS: A publicação foi autorizada pelo consumidor, assim como os documentos reproduzidos.